O Secretariado Técnico da Assembleia Provincial tem a seguinte restrutura:
(a) Direcção
(b) Departamento de assistência Técnica e Formação;
(c) Departamento de Assistência Jurídica;
(d) Departamento de Administração e Finanças;
(e) Repartição de Relações Públicas.
O Secretariado Técnico conta actualmente com um total de 24 Funcionários, dos quais 9 são Mulheres.
Técnicos do Secretariado da Assembleia Provincial de Tete, durante a VIII Sessão Ordinária do Plenário, no Distrito da Angónia.
Troca de experiência
No âmbito da fortificação das relações entre as Assembleias Provinciais, a Assembleia Provincial de Tete efectuou entre os dias 5, 6 e 7 de Julho do ano em curso, uma visita de troca de experiencia a sua Congénere de Cabo Delgado.
Na ocasião os dois órgãos trocaram impressões sobre diversas matérias atinentes ao seu funcionamento, principalmente no que concerne a realização das sessões plenárias, reuniões da Mesa, processo de fiscalização no sector da indústria extractiva, tendo em conta que a Província de Cabo Delgado e Tete, são potencialmente ricas em recursos minerais, entre outras actividades emanadas pela Lei.
Foi notório que os dois órgãos em destaque têm estado a cumprir escrupulosamente com as suas obrigações, que consistem fundamentalmente na fiscalização das actividades do Conselho Executivo Provincial e na aprovação de instrumentos que visam impulsionar o Desenvolvimento socioeconómico da Província, nomeadamente, os Planos anuais e o respectivo orçamento e Balanços da Execução do Plano.
A actividade foi financiada pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), no âmbito da parceria existente com a Assembleia Provincial de Tete.
Membros da Mesa da Assembleia Provincial de Tete, visita as minas da Rubi Myning, na Província de Cabo Delgado. Vista Parcial da Rubi e momento que os Membros das Assembleias Provinciais de Cabo Delgado e Tete, recebem explicações técnicas do funcionamento da Mina.